Prefeitura prorroga prazos para pagamento do ISS e IPTU 2020

Conforme decreto n°1731, publicado nesta quarta-feira, dia 1°, os prazos para os pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 e também do ISS (fixo) de São Bento do Sul foram prorrogados.

O principal objetivo com mais esta ação, é dar um prazo maior de pagamento para as famílias dos contribuintes em meio a pandemia do coronavírus.

De acordo com a secretária de Finanças, Rosilane Zélia dos Santos, outro motivo de prorrogação é a questão dos correios estarem operando com redução de funcionários, causando também atrasos nas entregas dos carnês. “Os contribuintes que forem receber seus carnês, ou que já receberam, podem ficar tranquilos, pois o vencimento da cota única agora será até 11 de maio, não valendo a data anterior, que era 13 de abril, mesmo constando no carnê e que também continua com o desconto de 14,4 %, para pagamento até nesta data”, explicou.

A diretora de tributação, Ingrid Aparecida Stiegler, comentou que com a prorrogação dos prazos ficará mais viável para os contribuintes realizar o pagamento. “Com esse decreto, o contribuinte ficará mais tranquilo, principalmente aqueles que optarem também pelo pagamento parcelado” destacou.

O prefeito Magno Bollmann comentou que “neste momento precisamos nos concentrar nas necessidades da nossa comunidade, sabemos que esta ação não irá resolver todos os problemas, mas temos certeza de que contribuirá em muito, para aliviar a tensão financeira das famílias são-bentenses”.

Como ficam os novos prazos para pagamento do IPTU 2020

Neste caso, ficam prorrogados os prazos fixados pelo decreto nº 1.668 de 06 de fevereiro de 2020:

– IPTU (cota única): O vencimento passa a ser dia 11 de maio de 2020, com desconto de 14,4% (data anterior de pagamento era 13 de abril);

– IPTU (parcelado): O primeiro recolhimento passa para dia 10 de junho de 2020, (data anterior de pagamento era 11 de maio):

Alguns detalhes precisam ser observados, quem já recebeu o boleto para pagamento da cota única, seja pelo correio ou retirou no site do município, pode utilizar o mesmo para fazer o pagamento na nova data, não precisa buscar outro.

Com relação ao carnê de parcelamento, o primeiro recolhimento será para o dia 10 de junho, mas aparecerá a primeira parcela com vencimento para 20 de dezembro de 2020, neste caso devido a questões operacionais do sistema da prefeitura, esta primeira parcela foi prorrogada para 20 de dezembro, assim no mês de dezembro haverão 2 parcelas a serem pagas, sendo uma no dia 20 e outra no dia 30.

Sendo que as demais parcelas permanecem nas datas fixadas no Decreto nº 1.668/2020

Foi feito desta forma para facilitar aos contribuintes uma vez que no mês de dezembro teremos o 13º salário e a renda será maior neste mês.

Já o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS Fixo) ficarão da seguinte forma:

– Desconto de 4% para o pagamento em cota única até o dia 30/09/2020;

– De forma parcelada e sem desconto, os pagamentos deverão ser feitos:

– Até o dia 30/09/2020 para o pagamento da primeira parcela;

– Até o dia 30/10/2020 para o pagamento da segunda parcela;

– Até o dia 30/11/2020 para o pagamento da terceira parcela;

– Até o dia 30/12/2020 para o pagamento da quarta parcela.

0