BADESC Emergencial

A quem se destina

O Badesc e o Governo do Estado abriram a Linha Badesc Emergencial, especialmente para as micro e pequenas empresas afetadas pelos efeitos das medidas de combate ao coronavírus. Serão destinados R$ 50 milhões, sendo possível a contratação de R$ 15 mil a R$ 150 mil. O empreendedor pagará taxa de juros de 0,3% a.m., sendo que o restante da taxa efetiva final será subsidiada pelo Governo do Estado. Esta taxa será válida se a empresa mantiver as suas parcelas adimplentes.

A carência será de 12 meses, onde nos primeiros seis meses o cliente não paga qualquer valor e nos seis meses sequentes paga somente juros. O prazo para amortização é de 36 meses, com parcelas decrescentes ao longo do tempo. Para estas operações é exigida garantia real de 100% do valor financiado.

Consulte no link abaixo o seu município e verifique quem é o gerente de negócios responsável pela sua região. Envie e-mail com a documentação abaixo listada para análise do crédito.

http://www.badesc.gov.br/portal/linha_emergencial_covid19.jsp

Relação de documentos digitalizadosReferentes à empresa:

  • 1. Formulário Solicitação de Financiamento (acesse modelo aqui).
  • 2. Documento constitutivo da empresa: Contrato Social consolidado (ou alterações) OU Requerimento de Empresário com respectivos registros na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) OU Registro Civil das Pessoas Jurídicas;
  • 3. Relação de faturamento dos últimos 12 meses, mês a mês, assinado por certificado digital pelo contador sob carimbo e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
  • 4. Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) dos últimos 3 (três) exercícios. Na ausência da IRPJ, poderá ser aceita Declaração de Faturamento da empresa dos últimos 3 (três) exercícios assinados por certificado digital pelo contador sob carimbo e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC);
  • 5. Cópia de folha de talão de cheque ou de extrato bancário que comprove a titularidade da conta corrente para depósito do crédito, sendo obrigatório ser em nome da empresa;
  • 6. Autorização para consulta ao Sistema Central de Risco (SCR) assinado pelo representante da empresa (acesse modelo aqui).

Referente aos sócios e respectivos cônjuges:

  • 7. Carteira de identidade OU documento equivalente;
  • 8. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 9. Documento comprobatório do estado civil – Certidão de Casamento OU Declaração de União Estável (acesse o modelo aqui) ou Solteiro (acesse o modelo aqui);
  • 10. Declaração do Imposto de Renda PF dos 02 (dois) últimos exercícios, acompanhado do recibo de entrega à Receita Federal OU Declaração de Isento (acesse o modelo aqui);
  • 11. Comprovante de residência (fatura de água ou luz, com defasagem de no máximo 3 meses);
  • 12. Documento comprobatório da escolaridade dos sócios;
  • 13. Autorização para consulta ao Sistema Central de Risco (SCR) (acesse o modelo aqui);
  • 14. Declaração de Pessoa Politicamente Exposta (acesse o modelo aqui);

Referente à garantia real:

Será aceito em garantia imóvel de propriedade da empresa, seus sócios ou de terceiros. Imóvel de posse não será aceito. Apenas imóveis com matrícula no Registro de Imóveis.

  • 15. Matrícula do imóvel do Cartório Registro de Imóveis, emitida até 60 dias da data da solicitação do financiamento, onde não conste gravames impeditivos. OBSERVAÇÃO: poderá ser enviada matrícula emitida após 60 dias da data da solicitação APENAS para dar celeridade no trâmite. O contrato de financiamento será enviado somente após recebimento da matrícula emitida respeitando os 60 dias;
  • 16. Laudo de Avalição da Garantia OU documento alternativo (acesse aqui)

Modelos de documentos e formulários

  • Avaliação da garantia  download
  • Declaração de isenção de imposto de renda  download
  • Declaração de PPE de PF de cada envolvido separadamente  download
  • Declaração de união estável  download
  • Declaração negativa de união estável  download
  • Formulário PF – SCR Autorização para Consulta  download
  • Formulário PJ – SCR Autorização para Consulta  download
  • Instruções aos Avaliadores Externos  download
  • Modelo – Localização de imóvel  download
  • Modelo de Laudo de Avaliação Externo  download

SERVIÇOS CARTORÁRIOS

O BADESC não possui legitimidade para substituir os Cartórios na sua função pública. Contamos com a eficiência e cooperação desses órgãos para mantermos nossas atividades funcionando. Por isso, compartilhamos algumas sugestões:

  • Evite trabalhar com documentos físicos, prefira as versões eletrônicas sempre que possível. Será mais fácil enviar e receber, e evitará contaminações.
  • Priorize plataformas online de solicitação de serviços cartorários, que disponibilizem a opção de receber o documento de forma eletrônica, assinada digitalmente.
  • Alguns órgãos estão com atendimento excepcional para casos urgentes. Consulte essa e outras informações nas plataformas oficiais: https://www.anoregsc.org.br e https://www.colegiorisc.org.br.
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